05/01/2013 - 06/01/2013 - OpinaMundos
Unknown

A crise dos Poderes e uma Nova Constituição

A polêmica declaração do Ministro Joaquim Barbosa, em que o presidente do STF disse que os partidos políticos "são de mentirinha", reverberou mal entre os congressistas. Alguns esbravejaram pesadas farpas contra o ministro, em especial o Senador Collor de Mello, que avaliou tal declaração como forte afronta ao equilíbrio dos Poderes. E vislumbrou um cenário tenebroso capaz de levar o Brasil a movimentos ditatoriais/ autoritários e ao esfacelamento institucional... Será??? Veja:



O Senador Jarbas Vasconcelos, ex governador de Pernambuco, defendeu agora pouco na TV Senado, que a declaração do ministro deveria ser encarada pelo Congresso como uma autocrítica, uma voz corajosa, que disse o que a voz rouca das ruas e das redes sociais clamam. Para comprovar este fato, citou alguns artigos de importantes jornais brasileiros que repercutiram as declarações do ministro, considerando que a maioria era a favor das declarações. Leu ainda algumas cartas de leitores que reafirmavam o tom destes artigos.

“Nós temos partidos de mentirinha. Nós não nos identificamos com os partidos que nos representam no Congresso, a não ser em casos excepcionais. Eu diria que o grosso dos brasileiros não vê consistência ideológica e programática em nenhum dos partidos. E tampouco seus partidos e os seus líderes partidários têm interesse em ter consistência programática ou ideológica. Querem o poder pelo poder” (Ministro Joaquim Barbosa) 

Minha opinião sobre tudo isso, eu já tenho dado em alguns textos que publico aqui e em meu blog. A crise entre os poderes é grave, o desequilíbrio moral é nítido, o de poder nem se fala, nunca fomos parlamentaristas em nossa essência, se o Congresso fechasse amanhã, seria declarado feriado nacional!! As Redes Sociais iam "bombar" de declarações populistas de extrema direita (fascistas) ou de extrema esquerda (stalinistas ou chavistas). Essa é a grande e infeliz verdade. Encontrar o caminho do meio se faz urgente, equilibrar os poderes se faz mais urgente ainda. Para isso talvez fosse necessário uma nova constituinte, que fizesse de fato e de direito, profundas reformas do Estado Brasileiro, em destaque as reformas fiscais e políticas. Uma coisa é certa, 2014 promete ser O Ano do Brasil em todos os sentidos, perdendo ou não a Seleção Brasileira... Alex Souza
Leia Mais

Doações Via PIX - Qualquer Valor

Doações Via PIX - Qualquer Valor
Colabore com Opinamundos - Obrigado

Veja Mais




DONATION BITCOINS. THANKS
1L4ADfgnari1XPcSnGhfn8Qsyvo67ZRxGW