Continuar lendo
Como terminei esse artigo no domingo dia 17/10/2010, após assistir o impactante filme Tropa de Elite 2 (depois explico o que isso tem haver no final do artigo...) e após saber a decisão do PV de Marina, em não apoiar nenhum dos candidatos a presidente neste segundo turno (sábia decisão sob meu ponto de vista), convido-os, antes do meu posicionamento sobre as eleições presidenciais de 2010, a fazer uma leitura cuidadosa do texto abaixo – Marina... você se pintou? de Maurício Abdalla.
__________________________________________X_________________________________________
Marina,... você se pintou?
Maurício Abdalla [1]
Marina, morena Marina, você se pintou diz a canção de Caymmi. Mas é provável, Marina, que pintaram você. Era a candidata ideal: mulher, militante, ecológica e socialmente comprometida com o grito da Terra e o grito dos pobres, como diz Leonardo.
Dizem que escolheu o partido errado. Pode ser. Mas, por outro lado, o que é certo neste confuso tempo de partidos gelatinosos, de alianças surreais e de pragmatismo hiperbólico? Quem pode atirar a primeira pedra no que diz respeito a escolhas partidárias?
Mas ainda assim, Marina, sua candidatura estava fadada a não decolar. Não pela causa que defende, não pela grandeza de sua figura. Mas pelo fato de que as verdadeiras causas que afetam a população do Brasil não interessam aos financiadores de campanha, às elites e aos seus meios de comunicação. A batalha não era para ser sua. Era de Dilma contra Serra. Do governo Lula contra o governo do PSDB/DEM. Assim decidiram as famiglias que controlam a informação no país. E elas não só decidiram quem iria duelar, mas também quiseram definir o vencedor. O Estadão dixit: Serra deve ser eleito.
Mas a estratégia de reconduzir ao poder a velha aliança PSDB/DEM estava fazendo água. O povo insistia em confirmar não a sua preferência por Dilma, mas seu apreço pelo Lula. O que, é claro, se revertia em intenção de voto em sua candidata. Mas os filhos das trevas são mais espertos do que os filhos da luz . Sacaram da manga um ás escondido. Usar a Marina como trampolim para levar o tucano para o segundo turno e ganhar tempo para a guerra suja.
Marina, você, cujo coração é vermelho e verde, foi pintada de azul. Azul tucano . Deram-lhe o espaço que sua causa nunca teve, que sua luta junto aos seringueiros e contra as elites rurais jamais alcançaria nos grandes meios de comunicação. A Globo nunca esteve ao seu lado. A Veja, a FSP, o Estadão jamais se preocuparam com a ecologia profunda. Eles sempre foram, e ainda são, seus e nossos inimigos viscerais.
Mas a estratégia deu certo. Serra foi para o segundo turno, e a mídia não cansa de propagar a vitória da Marina . Não aceite esse presente de grego. Hão de descartá-la assim que você falar qual é exatamente a sua luta e contra quem ela se dirige.
Marina, você faça tudo, mas faça o favor : não deixe que a pintem de azul tucano. Sua história não permite isso. E não deixe que seus eleitores se iludam acreditando que você está mais perto de Serra do que de Dilma. Que não pensem que sua luta pode torná-la neutra ou que pensem que para você tanto faz . Que os percalços e dificuldades que você teve no Governo Lula não a façam esquecer os 8 anos de FHC e os 500 anos de domínio absoluto da Casagrande no país cuja maioria vive na senzala. Não deixe que pintem esse rosto que o povo gosta, que gosta e é só dele .
Dilma, admitamos, não é a candidata de nossos sonhos. Mas Serra o é de nossos mais terríveis pesadelos. Ajude-nos a enfrentá-lo. Você não precisa dos paparicos da elite brasileira e de seus meios de comunicação. Marina, você já é bonita com o que Deus lhe deu .
[1] Professor de filosofia da UFES, autor de Iara e a Arca da Filosofia (Mercuryo Jovem), dentre outros.
__________________________________________X_________________________________________
A verdade não tem cor é ela ou não verdade, portanto o que mais me impressiona nesta eleição é a tentativa de pintá-la com cores “pseudo-ideológicas” que até fazem crer aos menos esclarecidos que a verdade de um é mais verdade que a do outro... Será?
V de Verdade é que o Brasil - mesmo envolto a antigas e novas controvérsias - antigas como o ocorrido no Distrito Federal, onde ao mesmo tempo Marina foi a mais votada e a esposa de Roriz, substituta de na última hora o ficha suja do marido, mesmo sendo visivelmente despreparada, alcançou o segundo turno. Novas controvérsias tal qual a eleição esmagadora de Tiririca, que teve a capacidade de ousar dizer não sabia o que um deputado faz e que só o faria depois de eleito... Audácia que lhe custou ser o deputado federal mais votado do país (claro que Enéias e seus 15 segundos; Clodovil e seu bordão do um atrás do outro também conquistaram votos de protesto em outras épocas, tal qual o macaco Tião no RJ, nos velhos tempos do voto manual, mas isso é outra história)... Este mesmo Brasil ofereceu pela primeira vez uma clara terceira via, encarnada pela onda verde da sustentabilidade que o Brasil do “Pré-sal” ainda não está preparado a surfar.
V de Verdade também é que o Brasil continua dando um banho de democracia, agilidade invejável nas apurações da voz das urnas... Invejável seria também se tivéssemos essa agilidade em todos os serviços públicos, mas uma coisa é certa, mobilizados funcionamos com muita competência... Vide a construção de Brasília em tempo recorde, portanto aos agourentos de plantão engulam essa: A copa de 2014 será um sucesso e as Olimpíadas uma surpresa para o mundo... Voltando ao V de Verdade quero terminar analisando que:
· Dilma não é a diaba de vermelho como tentam pintá-la... demonizá-la pela defesa da descriminalização do aborto é no mínimo hipocrisia e querer alimentar o comércio clandestino de matança de inocentes sem a mínima tentativa de discutir a questão pelo viés da verdade dos fatos. Muitas mulheres morrem em açougue de criancinhas... Outra questão: essa não é a bandeira principal de sua campanha e muito menos o pretexto para ela colocar goela abaixo qualquer proposta polêmica que envolva sérias discussões sobre direitos fundamentais tais como o direito a Vida, sem falar em outras falácias fascista que ela trairá o povo brasileiro cerceando, por exemplo, a Liberdade de expressão e a liberdade de culto. O Brasil e os brasileiros são maiores que qualquer mandatário seja ele um fascista, ditador ou traidor simplesmente.
· Serra não é nem de perto o dono da Verdade, como ele está tentando ser neste segundo turno, e nem o seu partido é o baluarte da moral e dos bons costumes. Melhor seria se seu ego fosse menor para admitir que o Aécio era o melhor candidato do PSDB, além do que seria um belo resgate histórico para a memória de Tancredo Neves (avô de Aécio – falecido antes de assumir a presidência). Principal articulador das privatizações do governo FHC, algumas delas até necessárias (Telecomunicações principalmente – antes pobre não tinha acesso nem a orelhão, muito menos a um celular...), outras destas famigeradas privatizações, de empresas lucrativas que à época foram vendidas a preço de banana sob regras no mínimo duvidosas... E quem se lembra que o chefão do “Mensalão” – Marcos Valério foi presente de grego do PSDB de minas... E os banqueiros que enriqueceram da noite pro dia, por meio de venda de informações privilegiadas, tal qual, a desvalorização do Real, que fez muitos deles encherem os bolsos de dólares em um dia e quase triplicarem seus recursos no dia seguinte... Em resumo, por trás de uma metodologia de estado “mínimo” ou reduzido e mais “eficiente”, estão os sócios do poder econômico, que fatiam o patrimônio público brasileiro e exigindo a subserviência de todo um país a outros países mais ricos, pátria mãe bem gentil destes abutres que só aprenderam uma lição na vida – extorquir (vide o imperialismo Anglo-americano, desde os tempos da coroa imperial que entregou por medo toda nossa riqueza em ouro, matérias primas e por último em juros da dívida com o FMI – Felizmente paga pelo governo Lula – estranhamente eles quebraram logo depois... por que será?). Chega de impor o medo pelo medo... Quem mandou se venderem, agora se virem para pagar com o dinheiro de vocês e não mais com as riquezas de todo um povo. (infelizmente não consegui ser imparcial agora...)
· Marina, conforme dito anteriormente personificou uma terceira via possível, mas não imediata, pois uma onda verde no momento em que o Brasil investe altas fichas no pré-sal seria como dar um “cavalo de pau” numa carreta torcendo para que não haja um acidente grave. Outro V de Verdade é que Marina não é a Santa que alguns líderes religiosos hipócritas queriam pintar. Sua ética é indiscutível e como Lula foi antes de chegar ao poder, ela será a esperança de um Brasil mais verde (sustentável), justo e solidário. Marina ainda bem que você não se pintou... Melhor assim, mantenha-se imaculada como assim te querem e sua hora quem sabe chegará.
Brasil, mesmo sendo o sistema - FODA, como bem retratado no filme Tropa de Elite 2 (de José Padilha) não vamos cair no niilismo barato de que nada tem jeito e tudo está perdido, portanto com ou sem argumento não deixe de praticar seu dever de cidadão em 3 atos de efeito continuado:
1º ato – Analisar bem em quem vai votar;
2º ato – Comparecer com orgulho - e por que não? (em muitos países nem isso é garantido e aqui só é garantia porque houve luta pela democracia) - as urnas e declarar sua soberana vontade;
3º e mais importante ato que vale para todos – Acompanhar os resultados da sua escolha e cobrar sempre que for necessário o ajuste nos rumos do governo que você ajudou ou não a eleger.
Despeço-me desejando um bom voto e feliz democracia a TODOS!
Alex Campos
(Sociólogo – Msc. em Políticas Sociais)